AS VERDADES CONTIDAS NAS BRINCADEIRAS...

Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria. (CHAPLIN).



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

JESUS OU A PLACA DA IGREJA?



Queridos, tenho notado um problema dentro de nossas Igrejas que tem crescido alarmantemente: o preconceito e a acepção de pessoas. Mas, não me refiro com relação aos não cristãos, outrossim, a irmãos de outras denominações.

Comecei a me sentir incomodado quando ouvi uma pessoa se referir aos nossos irmãos da Assembleia de Deus como primos. Na hora me perguntei "por que primos?" Em Lucas 8:19-21 a família de Jesus queria vê-lo e, quando Jesus foi avisado, respondeu que sua mãe e seus irmãos eram todos aqueles que ouvem, guardam e praticam a Palavra de Deus. Portanto, batistas, assembleianos, quadrangulares, presbiterianos e todos os demais, que creem em Jesus, são irmãos.

Mesmo assim, entre muitas conversas fui percebendo um certo repúdio em algumas pessoas por outras denominações (e digo isso não somente me referindo a membros de minha Igreja, mas também de outras Igrejas). Vejo algumas pessoas falando que uns são muito frios e outros são muito "do fogo", uns são racionais demais e outros só querem o sobrenatural, uns não veem o diabo em nada e outros veem o diabo em tudo, e assim por diante. Mas, se todos deixássemos nossas diferenças de lado e nos uníssemos, os frios iriam esquentar um pouco e os do fogo equilibrariam o seu "ardor" espiritual, os racionais iriam crer no sobrenatural e os outros iriam ser um pouco racionais e lógicos, uns começariam a ver que o diabo existe e anda ao nosso derredor e outros iriam ver que nem tudo é o diabo. Haveria um equilíbrio muito maior e todos ganharíamos com isso, poderíamos aprender uns com os outros, ao invés de apenas criticarmos.

Em Filipenses 2:1-4 o apóstolo Paulo nos exorta a termos o mesmo modo de pensar, o mesmo ânimo, o mesmo amor, atentar para os outros, sermos humildes. Eu creio que ele não se referia apenas a uma Igreja, mas a todas, a todos os irmãos em Cristo Jesus, sem importar a denominação, a classe social ou a cor da pele. Infelizmente muitos de nós esquecemos disso e criamos rivalidades entre o próprio povo de Deus e depois queremos falar de paz, amor, união para descrentes. Jesus morreu por todos nós, sejamos da Batista ou da Assembleia, da Presbiteriana ou da Quadrangular, ricos ou pobres, negros ou brancos. Enquanto ficamos com nossas rixas, com nossos partidarismos, milhares de vidas tem ido para o inferno.

Estive envolvido juntamente com nosso grupo de teatro apresentando uma Cantata. Nos propomos a ir a todos os lugares que pudéssemos, seja Igreja, escola, praça, ou qualquer outro lugar que Deus nos levasse. Tivemos uma reunião e ouvi uma colocação de um irmão que me deixou indignado. Ele disse: "eu, particularmente, sou contra apresentar a peça em qualquer Igreja que não seja da nossa Convenção". Não quis acreditar quando ouvi aquilo. Que visão mesquinha, medíocre, egoísta! Como pode uma pessoa salva em Jesus Cristo dizer uma coisa dessas?! Jesus morreu pela nossa convenção e pelas outras também! Mas, o que lamento muito, é que este pensamento não é exclusivo desse irmão, mas de muitos outros e de muitas Igrejas diferentes.

No livro de Atos, no capítulo 10, Pedro tem uma visão de um lençol que se abria com todos os tipos de animais que existem e uma voz lhe disse: "Levanta-te, Pedro, mata e come", porém Pedro respondeu e disse ao Senhor que jamais comeu algo comum ou imundo (referindo-se a alimentação dos judeus – Levítico 11). Então a voz disse-lhe novamente: "Não faças tu comum ao que Deus purificou". Depois disso, Pedro entendeu a mensagem e no versículo 34 diz: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas". Não somente acepção de pessoas no mundo, mas no nosso meio também. Será que nós não estamos entendendo isso? Será que Jesus faria o mesmo se estivesse em nosso lugar? Quantas coisas estamos deixando de receber do Senhor por causa do nosso preconceito com nossos irmãos de outras denominações?

Não importa a situação que estejamos vivendo em nossa Igreja ou qual a sua história com relação a outras Igrejas. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que os outros venham ao nosso encontro. É preciso mais oração. É preciso dar o primeiro passo para quebrar essa barreira e nos unirmos sob a mesma bandeira, a bandeira de Jesus, e assim mostrar ao mundo quem é Jesus, ganhar vidas para Jesus sem se importar se a pessoa convertida vai para a nossa denominação ou para outra, pois Jesus é o mesmo, a Bíblia é a mesma, a fé é a mesma. O que conta não são os usos e costumes, as normas ou as convenções, o que realmente conta é Jesus Cristo!

Meus queridos, como seria bom se nos uníssemos. Creio que em pouco tempo o mundo inteiro seria evangelizado, milhares de vidas seriam salvas e nosso Senhor viria nos buscar para vivermos, todos juntos, a eternidade louvando o nome de Jesus. Afinal, no reino dos céus, não seremos batistas, assembleianos, quadrangulares, presbiterianos... Seremos todos irmãos e cidadãos dos céus.
O que é mais importante para você, meu querido irmão: Jesus ou a placa da Igreja?

POR: Eduardo Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário