AS VERDADES CONTIDAS NAS BRINCADEIRAS...

Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria. (CHAPLIN).



sábado, 8 de outubro de 2011

OS CINCO PILARES DA REFORMA PROTESTANTE



No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Catedral em Wittenberg 95 teses contra as indulgências. Aquele ato repercutiu por toda a Alemanha chamando a atenção de Roma. Ali começava a Reforma.

A Alemanha se dividiu em estados Reformados e romanos entre o Norte mais luterano e o Sul mais romano. Na Dieta de Espira em 1529 os católicos decidiram proibir qualquer ensino luterano nos estados de dominação católica, mas que deveriam ensinar livremente suas doutrinas nos estados luteranos. Os príncipes luteranos protestaram contra essa decisão desequilibrada, o que provocou reação da outra parte. Desde esse tempo ficaram conhecidos como protestantes, bem como as doutrinas que defendiam. Pena que não mais mereçamos esse adjetivo tão citado.
Os reformadores protestantes estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” (sola é a palavra latina para única) da Reforma. Estes cinco pontos da doutrina formam o coração da Reforma Protestante. São eles:

1. SOLA SCRIPTURA – SOMENTE A BÍBLIA.
 
Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. A Bíblia é o fundamento de nossa fé cristã. Ela é lâmpada que ilumina os nossos passos e luz que clareia os nossos caminhos (Sl 119.105).

2. SOLO CHRISTO – SOMENTE CRISTO. 
Falando de Cristo a Bíblia afirma que “não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). Daí a afirmação dos teólogos reformados, “pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5). Seria uma prepotência afirmar ser Jesus o único caminho para Deus, ou isso significa a misericórdia de Deus ao abrir uma porta quando não havia nenhuma?

3. SOLA GRATIA – SOMENTE A GRAÇA. 
A Bíblia diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9). O homem e a mulher são aceitos por Deus sem méritos próprios. Tudo que recebemos de Deus é por seu favor, não por nossa bondade. “Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo” (Is 64.6). Como pecadores não podemos nos redimir diante de Deus, mas podemos receber o seu perdão por causa de sua graça estendida a nós em Jesus.

4. SOLA FIDE – SOMENTE A FÉ. 
Devemos tudo a Deus. Até mesmo a fé salvadora nos é dada como um dom (Ef 2.8). A Bíblia diz: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). O texto bíblico que revolucionou a vida de Lutero diz: “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6).

5. SOLI DEO GLORIA – SOMENTE A GLÓRIA DE DEUS. 
Deus diz: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome. Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8). Fomos redimidos em Cristo para o louvor da sua glória (Ef 1.12). A Bíblia diz: “Façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

CONCLUSÃO. 
A igreja é de Jesus (Mt 16.18). Ela deve ser edificada nos pilares bíblicos: somente a Bíblia, somente Cristo, somente a graça, somente a fé, e, somente a glória de Deus. Qualquer outro evangelho deve ser rejeitado (Gl 1.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário