AS VERDADES CONTIDAS NAS BRINCADEIRAS...

Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria. (CHAPLIN).



quarta-feira, 25 de maio de 2011

DNA ESPIRITUAL DO SEU LIDERADO

Exercer liderança é fundamental e um desafio. Mais desafiante ainda é exercer liderança formando discípulos. Uma pergunta que não cala é: "Quando o discípulo está pronto?”.     Há um ditado que diz: "Quando o discípulo está pronto o mestre aparece" Para sabermos se um discípulo está pronto, é importante se basear nesse princípio, pois quando começamos a nos ver na vida dos nossos discípulos, através de palavras, comportamentos, atitudes, formas de compreender situações, em suas respostas aos desafios da vida - podemos ter a certeza: Ele está pronto! Isso é um grande mistério, porque fazer discípulos de Cristo é algo muito mais profundo que imaginamos, pois nossos discípulos terão em si uma genética onde foi transmitido nosso DNA + DNA de Cristo. Ou seja, um discípulo está pronto na verdade quando vemos nele nossos traços e os traços de Jesus.       Naturalmente falando. Uma criança sadia tem em si traços e características do pai e da mãe, no decorrer da sua infância ela absorverá o que for passado pela mãe e pelo pai. Há uma teoria que comprova que qualquer criança desenvolvida sem a presença do pai ou da mãe, por mais que tenha recebido uma forte educação, carinho, afeto, respeito, e tudo o que uma criança precisa, terá dentro de si algum tipo de "lacuna" que resulta da carência da presença de um ou de outro (o pai ou a mãe). Da mesma forma, espiritualmente falando nossos discípulos só serão sadios a partir do momento que olharem para nós e puderem absorver traços do pai Jesus) e da mãe (nós, a Igreja). Ou seja, se tentarmos fazer discípulos sem a presença do Pai, serão passadas somente nossas características, ou seja, formaremos alguém com nossas falhas, com nossas carências e mazelas. O que podemos edificar sem a presença do Pai?  Uma pessoa que é fruto do esforço próprio e não de uma vida genuína de comunhão e intimidade com Deus. Em contrapartida, se fazermos discípulos somente com a presença do Pai, sem nos envolvermos, formaremos alguém com a carência da mãe (nós, a Igreja) e este, cedo ou tarde, apresentará dois traços:
1) não reconhecerá a mãe (Igreja e seus líderes)
2) buscará suprir essa necessidade longe da nossa companhia, seja dentro ou fora da igreja. Isso é interessante e nos leva a avaliar uma realidade: Como estão nossos discípulos? O que é visto neles? Se um filho é resultado da genética dos pais, de quem é a responsabilidade pelo DNA dos nossos discípulos? A responsabilidade é nossa (digo: é minha). O que vejo nas atitudes do meu discípulo?
* Se está muito parecido comigo e pouco parecido com Jesus: - preciso melhorar minha intimidade com Deus para que ele veja e receba mais de Cristo através de mim.
* Se está muito parecido com Jesus, mas não tem minhas características: - isso indica que tenho sido uma "mãe ausente", em breve haverá um órfão, filho de Deus, mas longe da vida da igreja. Cedo ou tarde rejeitará sua paternidade e já sabemos quem o adotará.
* Se está muito religioso, pode ter certeza que não se parece nem comigo e nem com Jesus: - é um mero religioso. Falta a presença do Pai por opção própria e a presença da mãe por omissão. Só é possível gerar filhos sadios através de intimidade com Deus - Sem isso, será impossível gerarmos discípulos. Quer melhorar seu grupo? Melhore sua intimidade com Deus. Meu discípulo não ora, não busca a Deus, não lê a bíblia. Eu só posso esperar que ele seja, o que tem recebido através da minha vida com Deus, antes dele, eu preciso melhorar meu DNA espiritual.
"Quando o discípulo ainda não está pronto, o mestre também aparece"

Nenhum comentário:

Postar um comentário