AS VERDADES CONTIDAS NAS BRINCADEIRAS...

Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria. (CHAPLIN).



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A CARNE É FRACA, MAS O PECADO NÃO É VITAMINA!


Projetos, espinhas, cabelo, sociedade, andar na moda, pressões em casa, pressão na escola, vestibular, pré-vestibular, namoro, noivado, casamento, pressão no casamento, filhos, preocupações com os filhos, igreja, violência, vida.
Vida, você está nela e tem que vivê-la.
Uma vez Jesus disse assim: “Basta a cada dia o seu próprio mal”. Muito tempo depois, um grupo de apoio exclamou: “Devemos viver um dia de cada vez”. Após, um pensador disse: “Tenho que matar o leão de hoje, pois, se não o fizer, amanhã serão dois leões”.
A vida é difícil de ser vivida, e não o é assim sem propósito, isso é pra nos fazer lembrar que somos peregrinos aqui. Mas existem dias de “cão” de “densas trevas” e quando você acha que não tem como piorar, PIORA!
Quando leio o texto de Salmos 42 dizendo que “um abismo puxa outro abismo” fico imaginando o abismo chegando a nossa vida e virando para outro abismo ao lado e falando: “ei, chega mais, aproveita e chama outros para virem também, vamos infernizar essa vida aqui!” UM ABISMO CHAMANDO OUTRO ABISMO.
E em dias assim, dias que você está fraco, desanimado, sem forças para continuar, se sentindo esquecido e rejeitado, questionando as promessas de Deus na sua vida e o tempo demora a passar, o pecado bate a sua porta. Ele sabe que você está fraco, e faz de tudo pra entrar. Em outros momentos você bateria a porta na “cara” do pecado e o escorraçaria dali, mas hoje, excepcionalmente hoje, você está tão carente, tão sozinho, precisando de algo que te faça esquecer por alguns momentos essa vida difícil que você está vivendo. O pecado bate a sua porta.
TOC TOC!
Você resiste. Vai atender, apenas para dizer a ele que não volte, mas ao abrir a porta o pecado não parece tão malvado, ele só quer te ajudar, te dar prazer. Num momento de desespero sem saber se fecha ou abre a porta, ele entra pela brecha e quando você menos percebe já está sentado no sofá dando ordens na sua casa.
Desanimado e enfraquecido por todas as dificuldades passadas, você não tem forças para mandar o pecado embora e ele acaba ficando ali.
Qualquer semelhança desta historinha com a vida real, não é mera coincidência.
Escrevo este texto hoje a você que está fraco, desanimado, pensando em desistir.
A carne é fraca, mas o pecado não é vitamina!
Assim como os abismos se unem para vir contra você, da mesma forma você precisa de ajuda. Não tente passar por tudo isso sozinho. Chame seus amigos, peça ajuda. Conte para alguém, peça socorro e claro fale com Deus. Diga para Ele tudo o que passa no seu coração, não poupe palavras. Não tente fazer uma oração bonita se o seu coração está cheio de dor e lágrimas, fale tudo, tire o nó da garganta, coloque pra fora. O Senhor quer te ouvir e te ajudar e seus amigos também.
Nós não entendemos a linha do tempo e por isso não vemos o amanhã, mas Deus vê e olhando pra você no futuro ele diz assim: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29: 11)
A diferença entre você e eu que estamos passando por provações e Abraão e Noé, é que eles já passaram e nós conhecemos o final, quanto a mim e a você o final ainda não chegou, mas fico pensando que ele possa ser tão lindo e abençoador quanto o de Abraão e Nóe… que tal ein?
Te convido nesta hora a fazer uma oração a Deus. A oração mais sincera que você já tenha feito. Falando com todas as letras aquilo que você pensa, sem medir palavras com Deus e depois disso, pedir a Ele ajuda e força para permanecer fiel e que mesmo que seus olhos não consigam ver, que pelo menos a fé não lhe falte para continuar.
Ore...
Na paz DAquele que sonda e conheces o mais íntimo do nosso coração e nos ama ainda mais, e terá o prazer de entrar em nossa casa e escorraçar o pecado de lá...
Felipe G. Heiderich Segundo é teólogo – formado pelo Seminário Unido do RJ -, pastor, escritor e atua na Primeira Igreja Batista de Engenho do Porto, Duque de Caxias (RJ). Escreve artigos e ministra palestras para jovens, promovendo reflexões sobre espiritualidade e cotidiano.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UM PROPÓSITO NA VIDA


Texto: Mateus 5:13-16
Introdução
1. As pessoas hoje estão procurando por algum tipo de significado para a vida. As pessoas estão se voltando para as drogas ilegais, estilo de vida imoral, e alguns ao suicídio, porque a vida é um ciclo sem sentido de desilusão e desespero.
2. Muitos cristãos sofrem da mesma maneira com um sentimento de inutilidade. A alegria da vida se torna um ciclo de tédio e rotina ritual.
3. Igrejas muitas vezes se tornam letárgicas e estagnadas porque elas perdem o senso de propósito e direção.
4. Qual é o seu propósito de vida? Qual é o propósito da existência de sua igreja?
Jesus aborda estas questões e nos diz que:

I. Devemos ser o sal da terra. V. 13.

A. Devemos ser preservadores.
1. O sal não deixa que as coisas se estraguem. Ele preserva o que entra em contato com ele.
2. Devemos dar um bom exemplo, lutando pelo que é correto, decente e honrado.
a. Isto fala de:
- Honestidade
- Integridade pessoal e
- Os bons costumes da família
b. Imaginem sua comunidade ou bairro sem cristãos. Haveria alguma diferença no ambiente e na conduta das pessoas?
3. Será que o seu local de trabalho, escola, profissão seria diferente, sem nenhum cristão presente? Espero que sim! Os crentes devem agir como o sal em preservar o que é bom e direito.
B. Devemos ser puros.
1. O sal é um produto limpo, puro. Ele ajuda na cura. Ela causa dor no momento da aplicação, por ter qualidades de purificação.
2. Devemos ser curandeiros. Muitas vezes, os cristãos são agentes de infecção e dor, em vez de cura. Você é um curandeiro, uma influência purificadora em sua casa, igreja, local de trabalho?
C. Devemos dar uma nova vida para aqueles que estão ao nosso redor.
1. O sal dá sabor aos alimentos. O alimento que é insosso e sem sabor pode ser dada uma nova vida e entusiasmo apenas adicionando um pouco de sal.
2. Muitas pessoas vivem uma vida monótona e sem sabor. Temos que mostrar às pessoas a Vida Abundante que está disponível em Cristo Jesus!
D. Não devemos nos tornar inúteis.
1. Jesus nos adverte sobre o perigo de se tornar como o sal sem sabor. Sal sem sabor é descrito como sendo “inútil, lento, imprestável”.
2. Quando deixamos de ser o sal da terra, ao longo do tempo, corremos o risco de tornar-se inútil no plano de Deus, como o sal que já não é salgado.
3. Hoje, ou você está “temperando o mundo em torno de você” ou você está sendo corrompido pelo mundo ao seu redor. Qual é?

II. Devemos ser luz do mundo. V. 14-16.

Estamos vivendo no mundo, mas o ponto além dele também!
A. Temos a Luz de Deus. O Espírito de Deus foi colocado dentro de você no momento em que você recebeu Jesus como seu Salvador e Senhor. Seu amor pode fluir através de você para os outros.
B. Temos que dar direção. Devemos estar com as pessoas sem Cristo como um farol para os navios durante a noite em mares tempestuosos.
C. Devemos ser faróis de esperança. Pessoas precisam de esperança para viver. Um cristão deve se destacar em suas atitudes, prioridades, ações, palavras, trazendo esperança para outros porque nem todas as pessoas são iguais – quer dizer: egoísta, fria, insensível.
D. Não devemos esconder a nossa luz. Você não pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, nem colocar sua luz debaixo de um cesto. Isso não faz sentido. A natureza da luz é brilhar!
E. Nosso serviço é para a glória de Deus, não para nós mesmos.
Conclusão: A vida cristã tem um preço. Vai custar tudo o que você é, e têm, para ser verdadeiramente sal e luz para o mundo ao seu redor. Mas também trará verdadeiro significado e propósito para a vida! Você é Sal e Luz em sua casa, igreja, trabalho, comunidade? Ouça a Jesus! Aceite Seu chamado para ser sal e luz!
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online