AS VERDADES CONTIDAS NAS BRINCADEIRAS...

Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seriedade da plateia que sorria. (CHAPLIN).



sábado, 30 de abril de 2011

A IGREJA PRIMITIVA X A IGREJA ATUAL



A Igreja Primitiva gozava de uma imagem pública positiva;
 A Igreja Atual tem uma imagem extremamente negativa diante do povo.
A Igreja Primitiva fazia muito com pouco;
A Igreja Atual com muito não faz nada (ou quase nada).
A Igreja Primitiva tinha comunhão;
A Igreja Atual apenas associação.
A Igreja Primitiva tinha uma fé capaz de abalar o mundo;
A Igreja Atual tem uma fé abalada por qualquer coisinha.
A Igreja Primitiva tinha uma mensagem Cristocêntrica (por Ele, para Ele e N´Ele);
 A Igreja Atual tem uma mensagem Antropocêntrica (mensagens que massageiam os nossos egos, desejos e prioridades).
A Igreja Primitiva não se importava com a concorrência;
A Igreja Atual perde para a concorrência e faz concorrência entre si mesma.
A Igreja Primitiva tinha doutrina;
A Igreja Atual, apenas tradições.
A Igreja Primitiva tinha membros à imagem de Deus;
A Igreja Atual tem membros que são caricaturas de uma denominação.
A Igreja Primitiva era procurada pelas pessoas;
A Igreja Atual não é procurada e nem procura as pessoas (a não ser quando tem interesse em encher seus cofres com os “dízimos, primícias e afins” dos pobres fiéis manipulados).
A Igreja Primitiva era perseguida pelo mundo;
A Igreja Atual persegue a si mesma.
A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc);
A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata – ao invés de se preocupar se o pregador tem vida com Deus e possui bom caráter).
.
A Igreja Primitiva se interessava pelas pessoas perdidas fora de suas igrejas (como o nome ‘igreja’, no original, em grego, mesmo se traduz);
A Igreja Atual se orgulha com o número de seus membros ($$).
A Igreja Primitiva tinha culto;
A Igreja Atual apenas liturgia ou entretenimento.
A Igreja Primitiva crescia em qualidade e quantidade;
 A Igreja Atual, nem em qualidade.
A Igreja Primitiva incomodava o mundo;
A Igreja Atual se acomoda ao mundo e por isso é incomodado por ele.
A Igreja Primitiva mudou o mundo de sua época;
A Igreja Atual tem sido mudada pelo mundo atualmente.
A Igreja Primitiva contava com membros que tinham vida de cristãos;
A Igreja Atual tem apenas o nome de cristãos.
A Igreja Primitiva tinha a maioria de suas atividades fora dos portões da igreja;
A Igreja Atual já nem sabe o que está fazendo dentro dos portões da igreja.
A Igreja Primitiva era temida pelos demônios;
A Igreja Atual teme aos homens.
A Igreja Primitiva estava disposta a morrer pelo Evangelho;
A Igreja Atual não consegue nem viver o Evangelho.
A Igreja Primitiva era uma tradução da Bíblia;
A Igreja Atual tem apenas traduções da Bíblia.
A Igreja Primitiva transformou a palavra escrita em palavra encarnada!
A igreja Atual transformou a Palavra encarnada em palavra escrita.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A ORAÇÃO QUE SAI DAS CRIANÇAS...

Uma professora de escola dominical pediu que as crianças de sua sala deixassem recados para Deus no quadro. Ela gostou tanto do resultado que fotografou e colocou na internet.
menino-orando
 Querido Deus, ao invés de deixar as pessoas morrerem e precisar criar novas, por que você simplesmente não fica com as que já estão vivas?

 
Querido Deus,
Obrigado pelo meu irmãozinho, mas o que eu orei pedindo foi um cachorrinho.


 Querido Deus, aposto que é muito difícil amar todas as pessoas de todo o mundo. Só há 4 pessoas em minha família e eu nunca conseguiria amar a todos eles.

 

 Querido Deus, por favor crie um outro feriado entre o Natal e a Páscoa. Não há nada de bom no espaço entre eles.


Querido Deus, se você me der um gênio da lâmpada, como o do Aladin, te darei qualquer coisa que me pedires. Menos o meu dinheiro e meu jogo de xadrez.




EXTRAIDO: http://www.pavablog.com/2011/03/06/teologia-infantil/

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DNA DO BRASIL.

DNA DO BRASIL.

Todo ser humano possui o seu DNA, onde fica registrada toda a genética de sua arvore genealógica, bem como se você terá tendência de ser gordo ou se serás magro, se você terá tendência de ser alto ou de ser baixo ou a cor de seu cabelo, a cor dos olhos assim sucessivamente cada pessoa tem um código e nele traz as nossas características de como poderemos ser e que tipo de predisposição teremos. Você já parou para pensar que cada organização, cada país também tem o seu tipo de “DNA” algo exclusivo particular, singular unicamente seu que cada país é diferente do outro país e isso é extremamente importante aprender isso.
Podemos ver que na América uma grande totalidade da independência de seus países se deu através das lutas travadas acirradas em campos de batalhas, assim como no Equador, na Argentina, e no Peru quando em 1823, Bolívar, acompanhado de um grande exército, ocupou a cidade de Lima, que ainda era um forte reduto espanhol. Em Lima, Bolívar e o militar venezuelano Antonio José de Sucre planejaram os próximos ataques contra o exército espanhol. No dia 6 de agosto de 1824, Bolívar e Sucre derrotaram juntos o exército espanhol na batalha de Junin.
No dia 9 de dezembro daquele mesmo ano, Sucre, com a ajuda de tropas enviadas por Bolívar em Lima, derrotou os espanhóis na Batalha de Ayacucho, região que hoje pertence à Bolívia. Era o último reduto espanhol na América do Sul, ainda poderíamos falar da Revolução Cubana e outras... Mas diante destas lutas podemos perceber que estes países não tiveram sua independência de forma pacifica, mas que o seu “DNA” foi formado nos campos de batalhas.
Vejamos o EUA da América porque se tornou o grande império dos nossos dias atuais, o código de DNA dos americanos se deu através da violência da guerra foi assim que o EUA foi fundado a violência faz parte da cultura americana e através de sua história quando eles olham de volta ao seu passado eles falam a respeito das guerras, eles falam das Guerras Revolucionárias das Guerras Civis, da 1º Guerra Mundial da 2º Guerra Mundial, da Guerra da Coréia, da Guerra do Vietnã, das duas Guerras recentes lá no Golfo Pérsico, as Guerras são momentos críticos na história do povo americano, então parte do código genético dos EUA é o confronto é ser inegociável é ser agressivo e isto faz com que este código se manifeste, se você ligar uma televisão americana você verá confrontação agressão, quando você ver o jornal americano é a mesma forma confrontação e agressão os heróis americanos são agressivos são individualistas são machões são indivíduos durões porque isso faz parte do código dos EUA para os americanos só existe um jeito de você ser um americano. Primeiro não se negocia não se compromete só há uma maneira de viver uma maneira de ser americano seja qual for a sua etnia, seja qual for a sua classe social tem que haver confrontação e violência, então descobrimos o código do DNA dos países quando examinamos a história, por isso é que os EUA se tornaram o grande império nos dias contemporâneos.
Agora vejamos o código de DNA do nosso Brasil, se perguntarmos nas ruas ao nosso povo quais as datas que marcaram a formação do nosso país certamente as 5 mais importantes serão: 1958, 1962, 1970 1994 e 2002 “As grandes conquistas das Copas do Mundo” porque o futebol é o que o brasileiro considera de mais importante na sua vida e é através do futebol que se tem uma unificação deste país.
O Brasil é um país diversificado as etnias do sul são diferentes das etnias do norte, mas num entanto todos gostam do futebol isso faz parte do código do DNA do Brasil.
A independência do Brasil se deu de forma pacifica quando D. Pedro I declarou a independência de Portugal aquela independência foi concedida sem muita briga e através da história brasileira temos tido um código de negociação para chegar a um denominador sem que seja preciso usar de violência, sempre dando um jeitinho brasileiro, comparado com o resto da América do Sul.
O Brasil aceitou assumir a divida de Portugal junto à Inglaterra “a tal Divida Externa” ao invés de lutar em campo de guerra contra os portugueses.
Se você examinar cada país do mundo tem o seu próprio código genético, nem todos concordam com o código genético que têm, eu particularmente não concordo com parte do código americano e também não concordo com parte do nosso código genético brasileiro, mas isso faz parte da nossa identidade.
Afinal o que é um código? É aquilo que define qualquer organização seja país seja negocio ou mesmo uma célula cada uma tem o seu próprio código ela tem a sua própria identidade.
É importante que você entenda o código do seu país através de seus valores os valores são o que um país tem de mais importante para o seu povo e para a sua formação e de desenvolvimento.
Então podemos notar é que código genético brasileiro tem como características uma formação de barganha de troca porque foi o primeiro contato dos nossos conterrâneos que aqui habitavam os “índios”.
Os portugueses chegaram em busca de novas terras com o intuito de exploração, e por isso até hoje temos em nosso país políticos que exploram que lesam o país e que são corruptos, olhando para o nosso passado encontramos na raiz da formação do nosso DNA um código degenerado que transmiti aos nossos dias atuais corrupção e exploração... Tudo isso por causa dos nossos colonizadores que deixaram uma marca negativa no cerne do nosso DNA.

POR: JAIMILTON S. SALLES
                                                                             
                                                                                                                           
                                                                 



segunda-feira, 25 de abril de 2011

FILTRO SOLAR.


SEJA VOCÊ...

Quem sou eu:
Seja você!

“Antes de ser a pessoa mais bonita”;
Seja autentica e triunfará.
Antes de ser a mais inteligente;
Esforce se mais e conseguirá;
Antes de ser a mais bem vestida;
Sejas simples e encantarás;
Antes de colecionar amores;
Procure o verdadeiro e ele o reagirá;
Antes de ofender na hora da raiva;
Seja delicada e o convencerás;
Antes de se acabar por um amor perdido;
Valorize-se mais, goste mais de você e não mais sofrerá.
Antes de se sentir derrotada; pense que muitas desistem antes mesmo de começar.
E se você chegou onde você estas e ainda não conseguiu o que desejas, não desanimes, pois Deus fez abismos, para que vejamos as montanhas,
Fez obstáculos para que louvemos os prazeres e fez você para que com ele descobrisse a vida que há pela frente e encontrasse a felicidade...
Portanto seja feliz,
Seja amável,
Mas antes de tudo,
‘Seja você’.
Cada qual sabe amar do seu modo...
O modo pouco importa...
O essencial é que saiba amar!!!

SE ÉS CAPAZ...

“Se...”

Se és capaz de manter a tua calma quando todo mundo em redor te culpa,de crer em ti quando estão todos duvidando e para esses no entanto achar  uma desculpa; se és capaz de esperar sem te desesperares, ou enganado, não mentir ao mentiroso, ou sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,e não parecer bom de mais, nem pretensioso; se és capaz de pensar  - sem que isso só te atires; de sonhar – sem fazer do sonhos teus senhores; ser encontrado a desgraça e o triunfo, conseguires tratar da mesma forma a esses dois impostores; se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas em armadilhas as verdades que disseste.

E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que te reste; se és capaz de arriscar numa única parada tudo quanto ganhaste em toda a tua vida, e perder e, ao perder sem nuca dizer nada, resignando, torna ao ponto de partida; de forçar o coração, nervos, músculos, tudo a dar seja o que fôr que neles ainda existe, e a persistir assim em ti, que ainda ordena: persiste! Se és capaz de, entre a plebe não te corromperes; e, entre reis, não perder a naturalidade e de amigos quer bem quer maus, de defenderes; se a todos podes ser de alguma utilidade; se és capaz de dar segundo por segundo, ao minuto fatal todo o valor e brilho: tua é a terra com tudo que existe no mundo, e
– o que é ainda muito mais – és um homem meu filho!

                        Tradução de Guilherme de Almeida.

sábado, 23 de abril de 2011

O MELHOR POSSÍVEL



Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja uma pequena arvore no meio do vale;
Mas seja a melhor arvore á margem do regato se não poder ser arvore,
Seja um ramo, se não poder ser ramo, seja um pouco de relva.
E dê alegria aos que passam no caminho.
Não podemos ser todos comandantes;
Temos de ser soldados.
Mas há um lugar para todos nós.
Existem grandes e pequenas obras.
E sempre há uma tarefa que devemos realizar.
Se não puder ser uma estrada real,
Seja uma simples vereda.
Se não puder ser sol, seja uma pequena estrela.
Mas seja o melhor que lhe for possível!


                                               Douglas Malloch

DECEPÇÃO NÃO MATA

"Já perdoei erros imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis, e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei decepcionar, mas também decepcionei alguém.
Já abracei para proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei.
Quebrei a cara muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade, tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi! E ainda vivo! Não só passo pela vida...Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, a vida é MUITO para ser insignificante!"

ASSEMBLÉI NA CARPINTÁRIA



Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar as suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho; e, além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entretanto sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira.
Converteu-se num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeito, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremos em nossos pontos fortes.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir moveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas o verdadeiro progresso é encontrar qualidades.

AH! SAUDADE

Ah! Saudade

Ah! Saudade
Doer que vem devagarzinho, de mansinho,
Vai chegando como quem nada quer...
Instala-se sem pedir licença...
Como o vento... é brisa que vai aumentando sem se ver...
Ah! Saudade...
Tu és a ausência de alguma presença...
És a musa inspiradora dos poetas...
Companheira dos amores perdidos... Desiludidos, sofridos...
Dos amores bandidos...
Ah! Saudade
Ah!... Saudade...
Lição de vida...
E que lição... Que vida...
Vida vivida... Aprendida... Sofrida.
Lição de quem já amou, sofreu... Enfim... Viveu.
Ah!... Saudade...
Saudade da infância... Das brincadeiras... Dos lugares...
Dos amigos... Dos parceiros... Falsos ou verdadeiros,
Dos namoros, das musicas, das conversas,
Saudade é dor doida...
Porem sincera... Verdadeira...
Ah! Saudade...
Enfim... Saudade...
Companheira de uma vida inteira...

A HISTÓRIA DO LÁPIS

A história do lápis.

O menino olhava a avó escrevendo uma carta e perguntou:
- você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele!
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende de modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia os seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e ele deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade”.
“Segunda qualidade: de vez em quando preciso parar o que estou escrevendo, e usar a apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas o final, ele esta mais afiado. Portanto, saiba suporta algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor”.
“Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mal, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que esta dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você”.
“Finalmente, ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.
                                                       


                                                               (Paulo Coelho)